PRACTICE realiza pesquisa de satisfação e divulga seus resultados

Atualizado em

...100% dos solicitantes que responderam a pesquisa recomendariam o PRACTICE para toda a comunidade acadêmica da universidade.

O programa possui 9 meses de existência, e a UFFS já colhe bons frutos com os serviços prestados; entre eles, destacam-se as transmissões ao vivo, edições audiovisuais e a elaboração de identidades visuais.

O PRACTICE, Programa de Ampliação e Consolidação de Tecnologias e Inovação no Contexto Educacional, foi fundado em junho de 2020 a partir da rápida necessidade de adaptação do mundo acadêmico para o meio digital. O principal motivo desencadeador foi a pandemia mundial do Covid-19, que ocasionou, de forma provisória, o método de ensino remoto em várias universidades brasileiras, incluindo a UFFS.

O programa tem como objetivo central auxiliar professores e alunos nessa adaptação, estruturando ambientes e capacitando agentes educacionais para a produção e intermediação de conteúdos por meio da tecnologia, promovendo a inovação no processo de ensino-aprendizagem na universidade. O público externo também pode se beneficiar com os materiais produzidos pelo programa, acessando-os no site ou nos canais de conteúdo e de lives do PRACTICE no YouTube.

Uma pesquisa de satisfação foi realizada pelo programa no dia 19 de fevereiro de 2021, na qual foi enviado por e-mail um formulário com 39 perguntas para todos os solicitantes que já tiveram as suas demandas atendidas ou que ainda estavam em atendimento pelo programa.

Em menos de 1 ano de existência, o PRACTICE afirmou já haver uma considerável procura pelos seus serviços por diversos setores da UFFS, em sua maioria composta por servidores Técnico-Administrativos em Educação e docentes. A pesquisa de satisfação realizada pelo programa mostrou que após a finalização dos serviços demandados, a maioria dos solicitantes acaba retornando com novas necessidades.

Com relação aos prazos estabelecidos para a realização das demandas, foi informado que metade dos solicitantes consideraram o tempo adequado. Muitos também se manifestaram surpreendidos com o prazo de execução, avaliando-o como “muito rápido”, superando, assim, as suas expectativas. No entanto, verificou-se que a grande maioria desconhece os prazos de produção antes de formalizar a sua solicitação ao PRACTICE. Estas e outras informações podem ser encontradas em https://practice.uffs.cc/.

A pesquisa também apontou que os serviços mais solicitados até o momento foram: a edição de vídeos (56 de demandas externas e 24 de demandas internas), 23 apoios técnicos em transmissões de evento ao vivo (live), 7 banners, 7 templates, 5 identidades visuais e 4 artes de divulgação de eventos. Apesar dos desafios encontrados para a coordenação e organização da equipe de forma remota, os resultados foram positivos, conforme o indicado na pesquisa.

Em relação às lives realizadas, praticamente todos os solicitantes ficaram satisfeitos, no qual houveram poucas transmissões que apresentaram falhas de sincronia ou quedas na internet em seu decorrer. Isso também ocorreu com os solicitantes que chegaram com demandas de edição de materiais audiovisuais, afirmando que a qualidade é excelente e o serviço prestado é extremamente profissional; na maioria dos casos não ocorreram falhas na edição do material, e quando houveram, foram devidamente corrigidas.

O mesmo se observou nas demandas de elaboração de identidade visual, onde uma parcela dos solicitantes manifestou que o desempenho da equipe correspondeu às suas expectativas e avaliaram como adequada a quantidade de modelos oferecidos para escolha da identidade. No entanto, alguns solicitantes relataram ter alguma dificuldade em compreender as artes elaboradas. Estes relatos são extremamente úteis para a equipe, a qual já trabalha para solucionar esses impedimentos, pois é elaborada uma explicação para cada identidade visual desenvolvida, que é enviada junto com a demanda, além de oferecer possibilidades de alterações nas mesmas.

Na pesquisa também foram coletados depoimentos com elogios, críticas e sugestões. Em um deles, um solicitante que procurou o PRACTICE com uma demanda para apoio técnico em uma transmissão ao vivo, comentou que gostou do atendimento: “Todos são muito gentis e educados. Algumas vezes o palestrante está nervoso antes de iniciar a atividade e ter um apoio técnico eficiente ajuda muito nesse quesito. Além disso, nós não temos conhecimento para essa função, contar com o apoio do PRACTICE foi muito importante.” Outro comentário se refere à importância das edições audiovisuais: “Acho o Practice um Programa muito importante que veio valorizar nossas produções digitais, de extrema importância, ainda mais em tempo de grande uso destes recursos (pandemia).”

Por fim, foi indicado na pesquisa que a grande maioria dos solicitantes considera o programa extremamente importante, e 100% dos solicitantes que responderam a pesquisa recomendariam o PRACTICE para toda a comunidade acadêmica da universidade. A equipe reforça que todo feedback possui grande importância para o programa, e que todos os integrantes estão comprometidos com a satisfação dos solicitantes, sempre buscando um serviço de qualidade disponível à toda a comunidade acadêmica da UFFS.

Equipe responsável