Tecnologias

Nosso repertório de soluções

Trabalhamos continuamente para criar soluções tecnológicas para a comunidade acadêmica (e externa). Todas as soluções são de código aberto (open-source) e gratuitas.

Veja o código-fonte e documentação técnica das soluções em nosso Github.

O PRACTICE possui um conjunto de soluções tecnológicas prontas para uso, bem como várias em desenvolvimento (ou experimentação). Seguimos a ideia que software (e soluções tecnológicas) podem beneficiar a sociedade quando disponibilizadas de forma grauita e aberta.

Prezamos pela transferência tecnológica daquilo que criamos, visando legitimamente colocar as pessoas no centro do processo. Nossas soluções visam sua utilização naquilo que as pessoas já possuem (como smartphones), de forma rápida e intuitiva. É a solução quem serve o usuário, não o contrário.

Os softwares e soluções tecnológicas desenvolvidas no contexto do programa foram financiados com bolsas custeadas por verba Pública. Nosso entendimento sobre isso é que essas soluções precisam ser abertas, gratuitas e disponíveis para toda a comunidade.

Seguimos o modelo open-source de desenvolvimento. Isso significa que todos nossos códigos-fonte (o que compõe os softwares) são aberto, acessíveis e modificáveis por qualquer pessoa. As ferramentas e tecnologias que utilizamos também são open-source. Tudo que criamos pode ser adaptado para diferentes contextos ou necessidades, sem autorização ou aquisição.

Nossas soluções

Conheça na lista abaixo nossas soluções e os projetos tecnológicos que estamos trabalhando.

content

Aura

Assistente virtual baseada em inteligência artificial.

Projeto

A Universidade é repleta de conhecimento, documentos e processos. Conhecer tudo, ou saber onde encontrar algo, é uma tarefa significativa. A Aura surgiu com a ideia de ajudar a comunidade a encontrar o que precisa e realizar tarefas nesse contexto. Não sabe como fazer algo, ou não sabe sobre algo da Universidade? A Aura te ajuda, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

content

Aplicativo

Aplicativo para smartphone.

Disponível

Como objetivo principal, o PRACTICE busca estruturar ambientes, capacitar agentes educacionais e produzir e mediar na produção de conteúdos que possibitem a produção de conteúdos de ensino e tecnologias baseadas em metodologias ativas para promover a inovação do processo de aprendizagem de estudantes em componentes curriculares e extracurriculares da UFFS. Esse aplicativo é um dos facilitadores que está sendo criado para ajudar a suprir este objetivo.

content

Mural

Central de ideias e solicitações.

Disponível

Essa é a plataforma oficial do programa, onde a comunidade acadêmica pode solicitar e acompanhar serviços. Além disso, você pode dar sugestões de melhorias e ideias, fazendo parte do crescimento do programa e inovação da UFFS.

content

Tour Virtual UFFS

Conheça a universidade sem sair de casa.

Disponível

A UFFS é uma instituição grande, com vários campi em três estados diferentes. Já imaginou poder fazer um passeio virtual em cada um desses campi para conhecer salas de aula, infra-estrutura e espaços? E, ainda por cima, conhecer as atividades de ensino, pesquisa e extensão que são realizadas nesses lugares, de forma contextualizada e interativa? Esse é o propósito da plataforma web Tour Virtual UFFS.

content

UFFS Boas-vindas

Aplicativo para smartphone.

Disponível

Ao ingressar na UFFS, muitas pessoas sentem-se perdidas por não saber onde encontrar lugar para morar, onde encontrar informações, quem são colegas, etc. Além disso, há diferenças culturais e regionais que tornam o processo mais difícil do que deveria ser. O aplicativo UFFS Boas-vindas ajudará a comunidade acadêmica da UFFS, especialmente recém chegados, a conhecer onde está estudando. Já pensou ter uma listagem de costumes, locais interessantes, coisas para fazer e conhecer, na palma da mão?

content

Bem-Estar

Aplicativo para smartphone.

Em desenvolvimento

Uma das metas do programa é trabalhar em prol de sua comunidade acadêmica. Isso inclui bem-estar. O aplicativo Practice Bem-Estar foi pensado para abordar temas de saúde física e mental. Há informações sobre alimentação, exercícios e sono, além formas de acesso a redes de ajuda. Além disso, o aplicativo conta com questionários de monitoramento de ações do usuário, como atividades físicas, humor, etc. Baseado nos dados informados, o aplicativo dará dicas personalizadas sobre esses assuntos.

content

Forms

Criação de questionários e enquetes online.

Em desenvolvimento

Criar questionários não precisa ser complicado. Já imaginou escrever em texto corrido e ter um formulário pronto para uso (com o que o digital tem a oferecer)? Basta compartilhar um link e receber respostas (com acompanhamento em tempo real). Chega de sofrer, crie formulários, enquetes e afins usando o Practice Forms.

content

Maker

Criação de conteúdo digital sem necessidade de conhecimento técnico.

Em desenvolvimento

A criação de conteúdo digital, como cartazes, folders, capas é geralmente uma tarefa para poucos. Até agora. Com o Practice Maker, qualquer pessoa pode criar conteúdo digital sem conhecimento técnico sobre o assunto. Basta escrevero o conteúdo do material, por exemplo a data do evento, e o Practice Maker cria o folder para você. Ainda melhor, a ferramenta utiliza inteligência artificial para entender o conteúdo e, em seguida, adicionar imagens e elementos contextualizados.