Recursos

Criamos conteúdos para aprimorar seus conhecimentos e facilitar sua vida

Precisa realizar uma videoconferência e não sabe qual a melhor forma de fazer? Precisa fazer um vídeo, animação ou imagem e tem dificuldade em lidar com as ferramentas de edição modernas? Ou talvez criar um formulário robusto para aplicar provas ou fazer pesquisas? Não se preocupe, o PRACTICE criou materiais para ajudar com isso.

image

Guia do Estudante

A trajetória acadêmica pode representar um grande desafio para a maioria dos estudantes, e para auxiliar nesse processo, o PRACTICE elaborou o Guia do Estudante. Nele você encontrará diversas dicas e estratégias para os estudos, organização pessoal, gerenciamento do tempo, e muitas sugestões de sites e aplicativos para facilitar a implementação dessas dicas.

Baixar

Cartilha de apoio para saúde mental dos estudantes

Essa cartilha foi elaborada com atenção especial à vida e saúde do estudante da universidade. Tem objetivo de informar e auxiliar os estudantes de graduação a identificarem possíveis problemas que envolvem sua saúde mental, e saberem como e onde buscar ajuda

Baixar

Principais órgãos da UFFS e suas funções

O PRACTICE elaborou essa cartilha no intuito de auxiliar os acadêmicos facilitando o acesso às informações relacionadas aos órgãos da UFFS e das funções que cada órgão desenvolve.

Baixar

Orientações de uso da Plataforma Moodle

Essa cartilha tem como objetivo auxiliar os acadêmicos da UFFS, apresentando orientações de acesso e uso da plataforma Moodle, sistema que é utilizado pela instituição para comunicação entre professores e alunos.

Baixar

Dicas para um melhor aproveitamento das aulas em formato remoto

Participar das aulas em formato remoto, pode parecer um grande desafio para quem nunca vivenciou essa experiência. Sendo assim, elencamos nesta cartilha algumas dicas que podem te auxiliar, tanto no processo de adaptação ao novo formato de ensino, quanto no planejamento e organização dos seus estudos.

Baixar

Dicas para encontrar boas referências bibliográficas

O PRACTICE elaborou essa cartilha com o objetivo de elencar algumas dicas e exemplificar procedimentos simples, visando facilitar a consulta por trabalhos científicos que têm potencial de contribuir para a construção do seu texto acadêmico/científico.

Baixar

Orientações para participação de intérpretes em lives

A interpretação em LIBRAS é uma parte fundamental das nossas transmissões, pois ela garante o acesso à informação para os servidores e alunos da UFFS que precisarem dela. No decorrer deste material, elencamos alguns pontos importantes para o aproveitamento e melhor desempenho do evento em forma online.

Baixar

Dicas para uma boa apresentação de slides

Esta cartilha foi elaborada com o intuito de instruir sobre alguns pontos-chave para uma boa apresentação de slides, o objetivo deste material não é apresentar um manual de didática, mas sim, trazer algumas dicas que podem auxiliar na tarefa de criação de apresentações.

Baixar

Dicas de produção de videoaula

O objetivo dessa cartilha é instruir sobre alguns pontos-chave para uma boa videoaula. O objetivo não é apresentar um manual de didática, muito menos ensinar a um professor como fazer seu trabalho, mas apresentar dicas que podem tornar mais fácil a criação e condução de uma aula a distância.

Baixar

Dicas para escrever um bom texto

O objetivo dessa cartilha é instruir a escrever textos. Um bom texto é resultado da combinação do trabalho de escrita e do trabalho de revisão, um texto não fica pronto na primeira tentativa. Se seu texto precisa de revisão e ajustes, não significa que você fez um trabalho ruim, significa simplesmente que existem pontos que podem ser melhorados.

Baixar

Licenças creative commons

As licenças Creative Commons são uma forma de proteção dos conteúdos elaborados pelos criadores de conteúdo. Definem os limites de uso do material disponibilizado. Qualquer produto que use de propriedade intelectual está protegido pelos direitos autorais que permitem o uso e distribuição deste produto. As licenças Creative Commons apresentam diferentes formas de autorização de utilização de conteúdos.

Baixar

Criação e condução de videoconferências e lives

Aqui você irá encontrar as principais dúvidas e soluções para organização de uma reunião ou videoconferência. Ao longo da cartilha será possível obter o conhecimento básico necessário para realização de uma reunião organizada.

Baixar

Edição de imagem: ferramenta Photopea

O Photopea é um serviço grátis online que tem ferramentas básicas e avançadas para edição de imagens. Com interface idêntica ao Adobe Photoshop, o site pode ser uma excelente alternativa para usar recursos profissionais de forma gratuita.

Baixar

Dicas de luminação, ângulo e áudio

Nesse material, trataremos de algumas dicas básicas que podem ser úteis para melhorar os recursos visuais e sonoros durante a sua videoconferência, gravação de vídeo, lives, reuniões online, entre outros.

Baixar