Direitos autorais

Uso e reprodução de nossos materiais

Conheça a filosofia de produção e divulgação de nossos materiais, que visa difundir conhecimento e eliminar atritos.

Ao solicitar qualquer de nossos serviços (revisão e diagramação de textos, edição de áudios, vídeos e imagens, entre outros), você nos autoriza a reproduzir esses materiais em nosso site, redes sociais e/ou canal do YouTube para fins de divulgação dos conteúdos e/ou do próprio programa.

Nosso interesse é que a totalidade dos conteúdos que produzimos sejam utilizadas pela comunidade acadêmica da UFFS (ou outras), sem restrição alguma. Por essa razão, todo material que produzimos é licenciado de forma que ele pode ser livremente consumido e divulgado, por nós ou qualquer pessoa, sem autorização de quem solicitou.

Ao solicitar um serviço do PRACTICE, você primeiramente aceita esse Termo de Direitos Autorais antes da confecção iniciar. Esse termo dispõe que qualquer material produzido por nós é licenciado como Cretive Commons.

Em linhas gerais, assim que os produtos forem concluídos e aprovados, automaticamente teremos a permissão concedida para os direitos de uso e reprodução destes materiais em nome do PRACTICE, sem a necessidade de uma autorização secundária do solicitante.

Veja abaixo algumas informações relevantes sobre Direitos Autorais.

1

O que é conceder o direito de uso e reprodução?

"Art. 5º, XXVII, CF - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar". Sendo assim, para que a obra seja publicada por outro, este direito precisa ser concedido ao mesmo.

2

Quais as vantagens de permitir que o PRACTICE detenha o direito de uso e reprodução do conteúdo?

Ampla divulgação do trabalho! O programa detém um público amplo, alcançando maior visibilidade do conteúdo. Além disso, seu trabalho será melhor construído com nossa ajuda e contribuirá para uma base de conhecimento gratuita. Isso ajuda a disseminar o conhecimento acadêmico para a população em geral.

3

Quais as desvantagens de não permitir?

As desvantagens é que ao não estar de acordo com conceder o direito de uso e reprodução, o PRACTICE não vai auxiliar na construção e divulgação do seu trabalho/produto.

4

Não permitir a divulgação implica em que? Existem formas de não permitir a divulgação?

Não permitir vai acarretar na não execução do trabalho pelo programa, isso significa abrir mão das vantagens. Se for por um motivo maior, o autor deve nos encaminhar um email com a justificativa do porquê e então será discutido e decidido. Se os argumentos forem plausíveis podem haver exceções.

4

Em quais plataformas os produtos serão divulgados?

Os materiais serão postados nas plataformas usuais do PRACTICE, para que assim o máximo de pessoas possível tenha acesso. Exemplos de plataformas: nosso site, Instagram, Youtube (canal de vídeos e lives).