Fluxo de trabalho

Entenda como nos organizamos e agimos

Trabalhamos de forma exclusivamente remota, com ferramentas na núvem e gerência de projetos baseadas em metodologias agéis. Usamos tecnologia para facilitar nossas atividades.

Desde sua fundação, todas as pessoas envolvidas no PRACTICE trabalham de forma 100% remota. Somos uma equipe multicampi com alunos matriculados em diferentes cursos, disponíveis em diferentes horários. Seguimos uma forma de trabalho que maximiza as potencialidades dessa configuração.

Para garantir um melhor aproveitamento das qualidade de cada pessoa, trabalhamos em equipes. Cada equipe é responsável por determinadas áreas (como conteúdo e design), porém elas não são limitadas a essa área. Equipes são encorajadas a cooperar entre sí, seja entre pessoas ou projetos.

No total, possuimos sete equipes. A gerência (@ger) é responsável por fazer pontes entre o programa e a instituição, atuando nas atividades administrativas institucionais. Junto a esse contexto e mais próxima do programa, a equipe de Auxílio Gerencial (@ger-aux) atua, sendo responsável pela gerência de projetos, pela coordenação de equipes e pela falicitação de comunicação entre as demais equipes. A equipe de Comunicação (@ger-com) também atua assim, sendo a equipe de relações públicas do programa, mostrando à comunidade todos nossos projetos e atuações.

As demais equipes do programa estão dividias em dois grandes grupos: produção de conteúdo (@con) e desenvolvimento de software (@dev). As equipes de conteúdo são organizadas em Texto e imagem (@con-conteudo), Vídeo e áudio (@con-midia) e Design (@con-design). As equipes de desenvolvimento de software são organizadas em 3 grupos: Internet e websites (@dev-web), Tecnologias móveis (@dev-mobile) e Infra-estrutura (@dev-ops).

Trabalho na núvem

Nossa característica marcante é que trabalhamos exclusivamente na núvem. Isso quer dizer que os materiais que produzimos estão sempre online, disponíveis para qualquer pessoa da equipe contribuir, seja para opinar ou atuar. Como consequência, nossos materiais estão disponíveis em qualquer local (ou computador/dispositivo), além de esterem protegidos com backup automático.

Além de produzirmos nossos trabalhos na núvem, também coordenamos os trabalhos de forma online. Utilizamos o Github para criar e organizar tarefas, equipes, prazos e atividades.

Toda a organização do nosso trabalho (tarefas, prazos, atividades, etc) está disponível de forma pública em github.com/practice-uffs.

Toda comunicação é feita via GitHub para que qualquer pessoa da equipe (seja qual for o turno de trabalho) saiba o que está acontecendo. Utilizamos o método ágil Scrum e trabalhamos em cima de períodos de 14 dias de duração (chamadas sprints). A sprint é iniciada com uma reunião de planejamento (semanal, entre gerência e líderes de equipe), que define as tarefas que serão desenvolvidas. Essas tarefas são então inseridas em um Quadro de Tarefas Scrum pelo qual os membros de cada equipe tem acesso para realiza-las.

As equipes realizam reuniões semanais de andamento e coordenação, pela qual se verifica detalhadamente o andamento do trabalho. Também há discussões para aperfeiçoar o fluxo, quando necessário. Por fim, o fechamento da sprint acontece ao final do período de 14 dias. Cabe a gerência, à liderança de cada equipe e a @ger-aux encerrar as tarefas que foram desenvolvidas no período ou mantê-las abertas para a próxima sprint.

Cada tarefa criada no Github (chamada de issue) possui um número. Temos diversos grupos no Telegram (um para cada equipe e um geral) para agilizar a comunicação. Quando o número de uma tarefa é mencionado no grupo, nosso bot (chamada Minerva) posta as informações daquela tarefa (imagem acima). Dessa forma, podemos focar no que importa (produzir com qualidade) ao invés de procurarmos por informação.

Metáfora de maturação de projetos

Temos muita ambição com nossos projetos. Queremos que eles tenham um impacto positivo e vindouro em toda comunidade acadêmica.

Menor maturação (dois)
Não sabemos todos os aspectos do projeto.

Maturação média (um)
Conhecemos alguns aspectos do projeto.

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Maior maturação (zero)
Conhecemos todos os aspectos do projeto.

Para nos ajudar a mensurar o nível de maturação de cada um desses projetos, para podermos dimensionar recursos, utilizamos uma metáfora de Horizontes. Ela indica quanto conhecemos sobre um projeto e qual a chance de trazermos ele para a realidade.

Horizonte zero

O projeto está na nossa linha do horizonte visível, então conhecemos todos seus detalhes e sabemos como executá-los. Podemos criar tarefas imediatamente e trazer o projeto para luz do dia.

Horizonte um

Parte do projeto está no horizonte visível, parte está oculta. Sabemos alguns aspectos do projeto, outros ainda não estão bem definidos (ou se quer conhecidos). Estamos explorando e trabalhando para tornar o projeto mais tangível.

Horizonte dois

O projeto está além do horizonte que conseguimos ver ou alcançar. Praticamente todos seus aspectos não são conhecidos ou definidos. O projeto é uma visão de futuro que queremos atingir um dia, o que guia nossos passos no presente.

A metáfora de maturidade de projetos baseada em horizontes foi copiada da conversa de Jason Warner (CTO do Github) no episódio Leading GitHub to a $7.5 billion acquisition, no podcast The Changelog.